2010

2010
Primeira década do ano 2000, século XXI.
Ano de mudanças, de finalizações e recomeços. Minha filha Lisi foi selecionada para bolsa de mestrado na universidade federal do Rio Grande do Sul. Ganhou bolsa de estudos por dois anos. Minha filha Lu passou para Artes Visuais na UERGS. Continua faculdade na FEEVALE. Eu faço pós na UNIVATES. Meu filho Lucas se formou na UERGS, em música.
Eu sempre quis estudar mais do que estudei. Sempre quis ler mais do que leio, fazer mais artes do que faço, crescer mais do que cresço. Mas percebo que a realização dos sonhos deles é tão importante para mim quanto a realização dos meus sonhos. Fico tão feliz por eles que não faz diferença se não realizei todos os meus sonhos. Quem disse que ainda não posso realizá-los?
Se olhar para trás e lembrar de todas as montanhas que escalei, em todas as cordas bambas que me equilibrei, nos rios em que nadei correnteza acima, nas facas afiadas nas quais dei murros. Nos filhos que pari, que fiz nascer, que amamentei no peito, que agarrei debaixo do braço e trouxe comigo para a vida até agora.....Se pensar em toda a solidão que senti, nos momentos de tristeza na imensa escuridão das florestas sem fim, vejo que não tenho muitos sonhos a realizar. Eles estão se realizando ao longo da minha vida, mesmo que eu não tivesse clara consciência disso.
Ouvi dizer que estamos sempre construindo pontes em direção ao amor. Ao amor. Podemos escolher construir pontes ou simplesmente sentar à margem do rio e esperar. Não sei em que acreditar. Talvez sentar à margem do rio ou entregar-se às águas e deixar que nos levem não seja má ideia. E, talvez, em cada pensamento, em cada movimento de olhar, em cada gesto, estejamos mesmo construindo pontes em direção ao Amor.
De qualquer forma, Fé, Esperança e Amor.
E o resto dos anos de nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas