Peneirando

Ideias e pessoas desnecessárias. Cada vez mais sei o que não quero para minha vida. Ideias preconceituosas, pequenas, limitadas. Discursos pre conceituosos, fracos, sem argumentos. Não são as pessoas mais humildes ou com menos conhecimento acadêmico as mais preconceituosas. Ao contrário, são aquelas que frequentaram a universidade, que tem um ou mais cursos, que tem mestrado...e usam os títulos garbosamente, como se esses as tornasse pessoas melhores, privilegiadas, acima do mundo comum. Não tem nada pior do que uma pessoa que se julga sabedora, dona do conhecimento e emite opinião preconceituosa sobre um assun
to específico.
Imaginamos que o preconceito é falta de informação ou desinformação. Então, imaginamos que com mais conhecimento sobre o assunto o preconceito tende a desaparecer ou pelo menos diminuir, mas nem sempre é isso que acontece. Além da desinformação há outros fatores que dão espaço ao preconceito; origem familiar, educação, meio em que se vive, enfim todo um contexto pessoal, familiar e até profissional.
Então...não quero colocar um tubarão por dia no meu tanque e discutir com pessoas preconceituosas, tentando esclarecer o que penso sobre determinados assuntos. Simplesmente não quero essas pessoas por perto ou fazendo parte da minha vida. Quero pessoas amigas, com quem posso conversar, trocar ideias num mesmo nível de sintonia. Não quero perto de mim pessoas que falam de outras. Como disse alguém que não lembro, não quero pessoas que falem de pessoas, mas quero pessoas que falem de ideias.
E tudo isso significa peneirar pessoas. Escolher onde vou trabalhar,com quem vou trabalhar. Significa quem vou convidar para jantar na minha casa, para quem vou cozinhar e com quem vou tomar vinho.
Então, definitivamente, sei o que não quero mais para a minha vida.

Comentários

Postagens mais visitadas