Kafej Kupri

Uma pessoa nasce sem nome e após receber um e ser literalmente nomeada pelos seus pares, ela passa a carregar esse nome ou o nome a carrega? Quando falamos em determinada pessoa e a chamamos pelo nome, visualizamos a sua imagem, então o nome tem uma imagem, ele passa a ser físico. . Alguns nomes nos parecem belos, combinam com a pessoa. Alguns são a própria imagem da beleza, como Bela ou Linda. Alguns são meigos, como Dona Mimosa, por exemplo. Ou são sensuais, como Maria dos Prazeres. Ou dolorosos, como Maria das Dores. Alguns são ridículos, como Adegesto Pataca, ou assustadoramente eróticos como Xana, que antigamente não tinha a conotação que tem hoje, ou Bucetilde Pinto, chamada por Dona Tilde. Ou os que lembram sempre um automóvel, como Chevrolet da Silva Ford. Os pretensos a lembrar astros da música pop como Máiquel Diéquison da Silva, ou os totalmente indecisos como Inelegível Legível. Os voltados para a área da saúde, como Esparadrapo Clemente de Sá ou Maria Aspirina de Oliveira.
Muitos desses buscam os cartórios de registro civil para alterar o nome, o que não é tão simples. Uma amiga conseguiu trocar o nome de Xana para Milena. Eu a chamo de Milena, mas sempre lembro da Xana. O nome.Algumas pessoas, mesmo com um nome normal, acabam trocando-o por um apelido. Lisiane se chama Pipoca, Gustavo se chama Frango e Isaías se chama Morto. Outras famílias usam letras do alfabeto para nomear os filhos, como Alberto,Beatriz,Carlos,Dora,Eulália,Francisco,Gorete,Helena,Iolanda,José, Luiz, Maria....até o Zeno. Outros usam a mesma letra, numa variação infindável; Aldo,Alberto,Alma,Alcéia,Alcides,Alcinéia,Alcebíades...Ou juntam o nome da mãe e do pai; Joana e Antonio: Joanton,Antojon,Joania,Jonia,Anjon,e assim por diante.

Mas também existem os nomes temáticos; os Cristãos, por exemplo, colocam nomes de origem bíblica nos filhos: Raquel, João, Lucas, Pedro, Paulo. Os televisivos seguem a novela da hora e, de repente, nascem uma porção de Astro Herculano. Tem também os nomes literários, Aureliano Buendía, Clarissa, Ana Terra....boa literatura!

Também existe uma leva de nomes influenciados pelos comerciais de televisão, como Anderson Clayton, Doriana,(margarina), Tiger, inspirado no desenho infantil He Man, ou nomes norte americanizados como Kirllian. Existem os nomes de duplo gênero, que transitam dos dois lados,como Nadir, Clair. Os nomes fortes como Helena, Vitória, ou os esperançosos, como Esperança, (ah, menininha dos olhos verdes que despenca lá do algo do décimo segundo andar do ano...como é teu nome? Es-pe-ran-ça).Os nostálgicos, como Dona Saudade. Os burgueses como Patrícia e Maurício.

Tem os enigmáticos, como sobrenome Nacarato.Japonês, chinês, italiano? Nacar Ato.
Na Carato, Naca Rato, Nacara To.

Tem os melódicos, como Rogerio Rosa. Roger io Rosa. Ro Gerio Rosa. Rog Er Io Rosa. Rogerioro Sa.

Os nomes das minhas amigas Elisena Madaina, Angela Dornelles...chiquérrimo! Nomes nobres.


Já os povos indígenas tem uma forma especial de pensar o nome das crianças, conforme a sua cultura e mitologia. Na concepção guarani, o que determina o nome é justamente a
região de onde vem a alma da criança, não sendo jamais uma decisão arbitrária dos pais. É com base no “lugar de onde vem a alma” que onome será constituído. E, ao saber sua origem, que sempre é dada pelo próprio filho por meio de sonhos, os pais também saberão suas qualidadese características individuais. Cada região do “zênite” possui determinadosaspectos, assim como seus moradores. A origem do nome permite prever um pouco do percurso futuro dessa criança que ainda sequer nasceu,seus gostos, jeito de ser e possíveis caminhos a serem percorridos.Um exemplo de nome Guarani é Zico....., que quer dizer......

Quando uma criança kaingang nasce ela recebe dois nomes, um que pode ser o nome de uma planta, um animal, uma flor, um pássaro ou um animal selvagem e outro nome que é dado pela sociedade ocidental. Por exemplo; uma indígena pode se chamar Joziléia....., nome ocidental e kaingang. Ou Pedro....., que quer dizer.....em kaingang. Também é dado à criança o nome de alguém que já morreu e que tenha tido um bom espírito.

Meu nome é Lylian Cândido, que quer dizer Lilliun Candidus, lírio branco, que em kaingang quer se escreve Kafej Kupri. Esse é meu nome Kaingang.


Enfim, carregamos o nome e ele nos carrega?

Comentários

Anônimo disse…
Nacarato seria de nacarado, usado pelos árabes, derivado de nácar, brilhante, róseo e açucarado. Dizem que.
Anônimo disse…
Havia uma teoria de que os sobrenomes "Pinto" deveriam mudar somente o nome, dependendo da idade e circunstâncias: Inácio (Pinto), Créscio, Florindo, Jacinto, Armando, Crescêncio, Décio, Caio, etc.
Anônimo disse…
Kafej Kupri, nada contra línguas exóticas, mas como seria a cumequichama de Kafej Kupri no referido idionma?
Anônimo disse…
Antigamente, muito antigamente, no capítulo homenagens, havia Avagina, um misto de Ava (Gardner) com Gina (Lolobrigida). Aliás, atrizes muito homenageadas, mas muito mesmo.

Postagens mais visitadas