Preço e valor

Preço e valor

Um dia desses entrei nessas lojas que a gente tem a sensação de ter que pagar só pra olhar, e perguntei para a gentil vendedora qual era o preço de um casaco, lindo, aliás. Ela repetiu minha pergunta. O valor? Ah, sim, o valor dele é 640.
Namorei o casaco mais uns segundos, agradeci e sai. Fiquei pensando na diferença entre preço e valor. Certamente há. Preço é o que se atribui monetariamente a um produto, considerando a sua valia e nessa atribuição entra custo da matéria prima, fabricação, transporte, venda, revenda, etc,etc,etc. Aliás, é por todos esses etcéteras que as coisas são caras para o consumidor. . Valor é algo muito maior, subjetivo, pode ser sentimental. Posso pagar 600 por um casaco, esse é o preço. O valor que ele terá para mim pode ser muito maior do esse preço ou menor. Um anel de bala pode ter um valor sentimental imenso se eu ganhei de minha filha, por exemplo. Embora o preço seja mínimo.
Mas, compreendo, que a vendedora deve ser orientada para enfatizar a palavra valor, em vez de preço, porque se o casaco passar a ter valor para mim, certamente eu não pensaria que o preço seria alto demais. Esse comércio cada vez mais esperto....!

Comentários

Clau disse…
Lembra de uma propaganda na televisão na qual se afirma que certas coisas não tem preço?
Considero muito boa, pois sempre são as de maior valor

Postagens mais visitadas