Fanatismo


Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão de meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, vivo de rastros:
"Ah!  Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..."

Florbela Espanca

Comentários

Clau disse…
Li, gostei, mas tive certeza que já conhecia. Me recordava alguma música brasileira e talvez muito conhecida. Após umas 3 leituras e dando rédeas à imaginação, consegui localizar: Fanatismo, de Raimundo Fagner, que ouvia quase que diariamente no rádio, ainda em São Paulo, sempre constando que a autoria era do próprio Fagner. E o título, se a memória não me trai, era Feiticeira ou A Feiticeira. Quando descobri que era da Florbela? Somente agora, pode???
Lyli disse…
Jura.......nossa....mas imagino que muita coisa boa que ouvimos hoje possa ter sido escrita há muito, muito tempo, por um poeta desconhecido, em um país distante. Florbela tem muita coisa boa. Hoje existe o direito autoral, mas.....antigamente? Embora Fagner não faça parte do antigamente. Também há o que seja de domínio publico, não? Sei que a obra de Cecília Meireles é muito cuidada por seus herdeiros, não deixam que seja publicado para cópia na internet, por exemplo . Já nosso amigo Machado..........

Postagens mais visitadas