Da solidão

Vivemos como se tivéssemos tempo para tudo, como se tudo ainda pudesse acontecer em nossa vida. Quando somos crianças não pensamos sobre isso, ou sobre outra coisa, apenas vivemos dias longos que parecem não acabar. E vivemos de descobertas e crescimentos,  dia a dia. Crescimento físico, intelectual, emocional. Crescemos, envelhecemos, nosso corpo não faz  jus ao nosso cérebro ainda produtivo, à nossa alegria, nossa vontade de viver. Intelectualmente somos cada vez mais ativos, aprendemos sempre, todos os dias. Emocionalmente continuamos meio adolescentes, ao menos nós, mulheres, sofrendo a influência hormonal cotidianamente. 
 E nossa existência será um laboratório de experiências, de experimentações, de erros e acertos, afirmativas e negações. As conquistas vem com o trabalho, a dedicação, o levantar cedo durante mais da metade do tempo que temos neste planeta. Trabalhamos para comer, para vestir, para morar, para usufruir dos benefícios de uma civilização capitalista e consumista. Não viemos ao mundo com uma cartilha que nos informa como usar a vida, como evitarmos os perigos ou como, milagrosamente, evitarmos experiências que pensamos inúteis, perda de tempo. Mas não há perda de tempo, tudo é aprendizagem. Nossa existência está articulada em tramas de forma que tudo e todos estão encadeados. Nada acontece por acaso. Não podemos fugir de nossas verdades mais íntimas, embora muitas vezes não as admitamos nem para nós mesmos. Chega um momento em que temos que olhar para dentro de nós e questionar quem somos e o que ainda queremos da vida. Dentro da exatidão dos desejos, a felicidade é algo que está no mundo, para todos, mas para tê-la é preciso coragem, determinação, movimento. Sem isso, resta a solidão.

Comentários

Clau disse…
"A solidão é o fim de quem ama,
A chama se esvai e a noite cai em mim."

("Amei Tanto" de Vinicius e Baden, especialmente para Ciro Monteiro. Ao que consta, a letra é de Vinicius, tido e havido como poeta, diplomata, músico, cantor, boêmio e, dizem os cronistas, totalmente apaixonado pela vida, inclusive e principalmente. São os boatos que correm...)

Postagens mais visitadas