Tudo bem com você?

Um conhecido pergunta se está tudo bem e eu sou, mais uma vez, levada a pensar em como estou e o que vou responder a ele. Eu aprendi que essa pergunta fatídica que fazemos aos outros e que nos fazem mecanicamente é um pequeno gesto de civilidade, que na verdade não significa que quem pergunta.E nós, quando perguntamos como o outro está, dificilmente queremos saber a verdade. Se dissermos que estamos maravilhosamente bem, muito felizes, poderemos causar um certo desconforto, até uma decepção. Existem aqueles raros amigos que te olham nos olhos, te abraçam e perguntam como estamos.Esses querem mesmo saber, mas são tão raros que pouco os encontramos. Eu pensei em dizer ao meu conhecido que estou sobrevivendo a uma grande tempestade e a tudo o que deriva dela; enxurradas, postes caídos, queda de energia, árvores derrubadas, casa destelhada. Poderia dizer que algumas coisas serão recuperadas, reconstruídas, outras nunca mais, só fazendo uma casa nova. Também poderia explicar ao meu perplexo e assustado possível amigo, que esse casa é a que abriga a minha alma, mas a essa altura provavelmente ele estaria arrependido de perguntar como estou. Então, eu direi que estou bem, que está tudo bem, é menos desgaste para ambos. Sobre isso, lembrei de um filme antigo que assisti há tempos; Estamos todos bem, com o Robert de Niro e quejandos. De qualquer forma, dizem por aí que depois da tempestade vem a bonança. Quem sabe.

Comentários

Anônimo disse…
Dizem que não se trata de uma pergun ta, mas um simples enunciado de praxe para dar continuidade à conversa. De acordo com esta filosofia ou jurisprudência de boteco, quando alguém diz "e aí, tudo bem?", ele realmente não quer saber e o interlocutor deve sempre dizer que "sim, está tudo bem" e continuar com a seriedade da conversa, com assuntos do tipo, "foi pênalti mesmo?", "você acredita que foi renúncia mesmo?" e as eterenas fofocas (ou não) sobre quem está comendo quem, quem está dando pra quem, enfim, assuntos desta monta (sem trocadilho) e profundidade.
Pero, percebo, você está navegando por mares nunca dantes navegados, em perigos e guerras esforçados(Camões) ou muito me equívoco???
Lyli disse…
Sim.....mas há mais coisas entre este céu e esta terra que julga a nossa vã filosofia.
Anônimo disse…
Já conhecia como há mais coisas entre o céu e a terra do que julga a nossa vã filosofia.

Parente de o coração tem razões que a própria razão desconhece?



Postagens mais visitadas