Coro em Cena

O dia 12 de junho, "dia dos namorados" não poderia ser uma data mais apropriada para assistir ao Coro em Cena, grupo criado e organizado por Lucas Brolese, no espaço de Bach, em Lajeado. Eu havia assistido aos ensaios e feito algumas fotos do grupo, ocasiões em que seguidamente me emocionei. O Lucas Brolese & Vocal em Cena foi formado em março deste ano e a preparação vocal, regência e direção musical do espetáculo é feita por Brolese.  A apresentação foi feita pelo poeta Alexandre Zweiss, um homem grande, de bela voz.  A música Vilarejo, da Marisa Monte, surpreendeu a todos. Eu conheci essa música nos ensaios e hoje não canso de assobiá-la, o que é irrelevante.

Vilarejo           

Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão
Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraiso se mudou para lá
Por cima das casas, cal
Frutas em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real
Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar
Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção
Tem um verdadeiro amor
Para quando você for

A segunda música cantada foi O Pássaro,( Sá e Guarabyra), depois Correnteza,( Tom Jobim). A música Carinhoso, (Pixinguinha e João de Barro), iniciou com os homens batendo no peito ritmadamente, imitando (se é que é possível) as batidas do coração. Depois, João e Maria, (Sivuca e Chico Buarque), um dueto de Julia Mattielo e Lucas. Barra da Lagoa, (Orlando de Mello) seguida de Vira Virou ( Kledir Ramil(). La Valse d' Amelie Poulain (Yann Tiersen) foi uma interpretação à parte, extremamente sensibilizada e emocionante pela interpretação de Pedro, um menino cego que dedilhou a gaita ponto e trouxe lágrimas aos olhos das pessoas. Dorfmusik, do folclore alemão, também foi um espetáculo à parte pela encenação da música. ´Homens sentados ao redor da mesa "bebendo" chope em canecos,mulheres cantando e dançando e um casal (Neusa e Decio) dançando trajados à rigor tipicamente alemão.Mas foi em Deh vieni alla finestra (Mozart) que o espetáculo chegou ao seu ápice. O Lucas cantou a peça ao som do violão dedilhado por ele e a Fernanda encenou uma janela e a cortina esvoaçante. Ao terminar a apresentação ela se retirava quando ele a chamou de volta e...aproveitando o momento, a pediu em casamento!Ela e o restante das pessoas ficaram muito surpresos.
Aos olhos de uma espectadora (quase) comum, pois eu havia acompanhado alguns ensaios, a apresentação foi maravilhosa, emocionante. Aos olhos do Lucas (regente crítico), vários aspectos podem ser melhorados. Enfim, o grupo está formado,novos encontros foram combinados e eu farei parte do grupo como contralto e não mais como fotógrafa.

"Há um vilarejo ali....".....
 

Comentários

Postagens mais visitadas