Afrodisíaco

Frequentemente as revistas femininas veiculam matérias sobre os poderes dos afrodisíacos. Afrodisíaco (do grego tardio ‘aphrodisiakós’ = relativo aos prazeres do amor) significa «relativo à deusa do amor, Afrodite»; «que provoca ou estimula o desejo sexual». Utilizado como substantivo (o/um afrodisíaco), diz-se da «substância que produz ou intensifica o desejo sexual».

Os naturais coexistem pacificamente com os artificiais, disputando espaço nas listas de necessidades de pessoas que, de um lado vendem um produto de eficácia duvidosa e de outro lado de pessoas que pensam que precisam de um produto natural ou artificial que lhes devolvam o desejo perdido.

Filmes, imagens, palavras, fantasias, situações. Num mundo farto de ofertas de todos os tipos, a superficialidade traz a saturação. As pessoas sentem-se saturadas, plenas de tantas ofertas, tantos oferecimentos de todas as naturezas e, ao mesmo tempo, vazias. Parece que quanto mais a procura, maior a distância entre o desejo e o que podem encontrar.

Mas, e as mulheres, o que querem? O que as sensibiliza, atrai, toca? O que funciona como afrodisíaco para as mulheres? Certamente não é o que imaginam os homens. Não é um corpo sarado, uma barriga tanquinho, um rosto lisinho, uma vasta cabeleira. Comecemos por aí. Antigamente, muito antigamente, estava em voga um ditado que dizia que "é do careca que elas gostam mais". Não necessariamente, não acredito que seja dos carecas que as mulheres gostam mais. Mas, ao contrário do que muitos homens pensam, um homem careca é charmoso e sensual. Um rosto lisinho dá impressão de pouca idade, imaturidade. Rugas passam a impressão de experiência,de um presumível sofrimento e consequente sensibilidade.Barriga tanquinho dá a impressão de alguém que se preocupa demasiadamente com a aparência física e não pensa muito, literalmente. As mulheres até gostam de olhar um homem belo o que, aliás, é uma raridade, como talvez sejam raras as mulheres realmente belas, que encantam até as próprias mulheres.

Se não é o que se vê que funciona como afrodisíaco para as mulheres, então o que pode ser? Simples: Inteligência aplicada. Um homem inteligente, bem articulado, que sabe conversar, gosta de usar as palavras com adequação. Um homem que tem ideias, que gosta (e conhece)boa música. Um homem que leu alguns dos livros que você também leu, e que se surpreende por isso, é um homem excitante.

Um homem sensível, que tem atitude, que se preocupa não só com o seu umbigo,mas com as pessoas, é um homem que atrai as mulheres. Afrodisíaco para nós é nos olhar nos olhos, apertar nossa mão com firmeza. E precisa demonstrar que não tem medo de experimentar, dizer que gostou e também dizer se não gostou. Um homem nos agrada quando diz o que pensa, não quando desaparece sem dar um telefonema, o que nos faz pensar o quanto é medroso e imaturo. O que atrai uma mulher que se emociona, que vibra, que gosta de crianças, que cozinha bem. Que sabe tomar um bom vinho. Ou uma boa cachaça.

Tudo isso (e mais um pouco) são afrodisíacos para as mulheres. Talvez não seja exatamente isso que a maioria dos homens pensa que precisa ser ou fazer para agradar uma mulher. Talvez por isso, também, seja raro encontrar homens que nos encantem.

Comentários

Anônimo disse…
Se o assunto é da maior complexidade, imagine abordado por um ser de outro sexo, porco, machista, chauvinista...não tem como, né?
Lyli disse…
Não gosto de radicalismos e creio que fui radical..afinal, esta é a minha opinião. Nem todas as mulheres pensam assim. Também não gosto de pensar que a minha verdade é a verdadeira, que as minhas certezas são certas...e, afinal, o que seria de nós mulheres sem esses seres maravilhosos que são os homens?

Postagens mais visitadas