Meus sabiás




Um casalzinho de sabiás fez ninho na área da minha casa. Quando percebi já haviam nascido três filhotes. Fiquei espantada com o tamanho dos bichinhos,eu não diria que eram filhotes a não ser pela dificuldade em manterem os olhos abertos por muito tempo.

Há alguns dias eu os observava e eles ficavam lá, paradinhos, olhando para fora, com os olhos fixos em mim. Quando me aproximava eles não se mexiam. Percebi que não tinham medo ou não conheciam o perigo. Os pais, não, eles mudavam o canto quando eu ou um gato se aproximava. Os gatos oferecem um perigo real, se eles conseguem chegar perto do ninho dos sabiás,adeus tia chica!Ou, adeus sabiá!

Agora eles saíram do ninho e iniciaram os primeiros voos. Ficaram por ali durante dois dias, nas cadeiras, nos galhos das árvores, no chão. Um deles dormiu na janela da cozinha, na primeira noite. Agora já foram para o mundo e tomara que esse mundo seja bom para eles e, principalmente, que saibam fugir quando necessário,que saibam reconhecer entre um gato malandro e a dona da casa que se debruça na janela e adora ouvi-los cantar.

Esses são meus sabiás, porque eu quero dizer que são meus, mas eles são deles mesmos, são livres.

Todas as tardes quando chego em casa do trabalho encontro meus sabiás.Eu,na janela e eles, no telhado em frente. Eles cantam, eu respondo. Eu canto, eles respondem. Eles, meio desconfiados, viram a cabecinha em minha direção e observam. Devem pensar que sou muito grande para uma sabiá. Eu penso que os engano com meu falso canto. Ficamos assim um tempinho, até que eles voam para outros lugares e eu vou tomar meu café.

Minha felicidade pessoal, no momento, reside nesses momentos de encontro com os meus sabiás e seus filhotes.

Comentários

Anônimo disse…
A foto está um primor. O assunto é cativante. O texto...dê uma relida. E sempre vem à mente a constatação do Rubem Braga, qual seja, as aves que aqui (lá,em Portugal)gorjeiam, não gorjeiam como lá (no Brasil). Caramba, tudo bem que ele era fanático por pássaros e sabiás, mas será que foi a Portugal apenas para conferir a veracidade dos versos de Gonçalves Dias?
Ly disse…
Obrigada, principalmente pelo "...dê uma relida"...quanto erro!!!
Anônimo disse…
Desculpe. É que seu texto costuma ser irrepreensível. Além de bonito, lindo e muito bom. Como o recente As Chaves.
Lyli disse…
Agradeço muitíssimo os teus comentários. Escrevi o texto em aula, um ouvido na professora e um olho no texto; deu nisso. Reli e fiz as correções, obrigada!!!

Postagens mais visitadas