Buffo & Spalanziani


Bufo & Spallanzani é um romance repleto de citações de e sobre outros autores e livros, além de muitas digressões sobre a arte de escrever narrativas. Enfim, tal obra literária está, sempre que possível, fazendo referências à própria literatura, o que, em outras palavras, costumamos chamar de exercício da função metalingüística.
lvan Canabrava narra acontecimentos de sua vida em flash-back. ora a nós leitores ora a Minolta, sua namorada, amiga, amante e confidente. Várias histórias se entrelaçam, se misturam, nesse enredo de Rubem Fonseca. O livro se divide em cinco grandes partes: “Foutre ton encrier”; “Meu passado negro”; “O refúgio do Pico do Gavião”; “A prostituta das provas” e “Maldição”.
Essas partes correspondem a episódios da vida do narrador. Cada uma delas poderia ser independente caso não houvesse um fio narrativo condutor.
Em Foutre ton encrier, o escritor Gustavo Flávio conta a Minolta sua relação com Madame X. Compõe-se de seis capítulos. Madame X, mais tarde revelada como Delfina Delamare, é uma bela e casada grã-fina por quem o narrador se apaixona. Delfina é encontrada morta. O detetive Guedes suspeita de Gustavo Flávio, porém não tem provas contra ele. A princípio, levanta a hipótese de suicídio, porém após os exames periciais comprova-se o homicídio.
O marido de Delfina, o ricaço Eugênio Delamare, tem interesse na idéia de homicídio.
Gustavo Flávio revela a identidade de Madame X à Minolta. Conta também que recebera, antes da morte de Delfina, a visita ameaçadora do marido traído.
Gustavo Flávio é convidado a depor como um dos suspeitos do assassinato de Delfina Delamare.
Em Meu passado negro volta-se ao passado de Gustavo Flávio. Antes de ser Gustavo Flávio, o escritor havia sido professor primário, amante de Zilda. Seu nome: lvan Canabrava. lvan passa a trabalhar numa firma de seguros, que deverá pagar um prêmio altíssimo a Clara Estrucho, viúva de Maurício Estrucho, que fez o seguro poucos meses antes de morrer. Desconfiado, lvan começa a investigar o caso. Descobre, no lixo encontrado no apartamento abandonado do casal Estrucho, um sapo morto e um ramo de flores murchas. Com a ajuda de Ceresso, presidente da Associação Brasileira de Proteção ao Anfíbio, lvan Canabrava descobre também que o veneno do sapo, da espécie Bufo Marinus, associado ao sumo da planta, causa catalepsia profunda. Excitado pela descoberta da fraude, lvan não percebe o descaso de seu chefe e entrega-lhe o relatório completo de suas investigações. No entanto, sob suspeita de loucura, lvan não tem crédito e parte para a experiência da catalepsia. Mesmo com seu próprio atestado de óbito, lvan não consegue convencer o chefe.
Não desiste, vai ao cemitério acompanhado por Minolta, Siri e Maria, seus amigos hippies, para abrir o túmulo onde estaria Maurício Estrucho.
Na ocasião são surpreendidos pelo coveiro e, para calá-lo, lvan o agride, matando-o sem querer. lvan é preso e considerado louco. Vai para o Manicômio Judiciário, de onde foge com a ajuda de Minolta e Siri.
Passa então dez anos escondido com Minolta. lvan Canabrava adota o pseudônimo de Gustavo Flávio (uma homenagem ao escritor francês Gustave Flaubert), engorda trinta quilos, torna-se escritor famoso e aprende a amar as mulheres.
Por sugestão da sua segunda companheira, volta ao Rio de Janeiro. No final da segunda parte, o narrador retoma o relato sobre seu romance com Delfina Delamare.
Minolta observa que o escritor está sentindo dificuldades para começar a escrever seu romance Bufo & Spallanzani e sugere a Gustavo Flávio que se recolha ao Refúgio do Pico do Gavião.
O terceiro episódio poderia constituir-se em outro história, não fosse também vivenciada por Gustavo Flávio. O Refúgio do Pico do Gavião refere-se à conturbada estada do escritor nesse lugar. Há outros hóspedes: um elegante casal de bailarinos, Roma e Vaslav; um maestro e sua esposa prima-dona, Orion e Juliana Pacheco; um rapaz magro e tímido, Carlos; duas "primas", Suzy e Euridice, que são, na verdade, amantes.
Além dos hóspedes, outras personagens participam da trama: Trindade, proprietário do lugar, e D Rizoleta, sua mulher. Numa conversa entre os hóspedes, o maestro questiona o talento dos artistas literário defendendo a idéia de que qualquer um pode ser escritor. A isso Gustavo Flávio responde com um desafio: dá um tema aos presentes, que deverão desenvolvê-lo numa narrativa e apresentá-lo. O maestro, Roma e Suzy aceitam o desafio.
O escritor escreve as primeiras linhas de Bufo & Spallanzani: é uma história de homens e sapos. A propósito, começa a perceber-se a ligação do romance com o titulo: Bufo Marinus é a espécie de sapo encontrada por lvan Canabrava; Spallanzani foi um biólogo italiano do século XVIII que estudava a circulação sangüínea, a digestão e os animais microscópicos. A “Experiência” que o escritor deseja relatar em seu romance tem como personagens dois sapos, Bufo e Marina (qualquer semelhança será mera coincidência?), cobaias de Spallanzani. Ao mesmo tempo, os hóspedes do Refúgio separadamente mostram a Gustavo Flávio suas narrativas que, segundo o narrador, são autobiográficas.
Constata-se que realmente escrever é muito difícil. Durante este episódio, acontece outro crime: Suzy é encontrada morta. Ao mesmo tempo, Minolta recebe um aviso sobrenatural e resolve procurar Gustavo Flávio no Refúgio. O detetive Guedes também vai ao encontro de Gustavo Flávio.
O episódio A Prostituta das Provas divide-se em três capítulos: neles começa a ser desvendado o assassinato de Delfina. Guedes descobre que o assassino confesso não matara a grã-fina e deixa-o em liberdade. O farsante fora pago por Eugênio Delamare, o marido traído, para que o caso fosse encerrado na policia. Guedes, em suas andanças pelo local do crime, encontra Dona Bernarda e seu cão Adolfo. Ela é a testemunha de que Guedes precisa para incriminar Gustavo Flávio.
A última parte, A Maldição, está reservada para o clímax e o desenlace. Ë dividida em oito capítulos. No primeiro capítulo, o narrador faz considerações sobre o gênero do romance em geral. Faz também reflexões sobre a dificuldade de concluir-se uma história.
No segundo capitulo, o relato do Refúgio do Pico do-Gavião é retomado. Descobre-se que o assassino de Suzy é Euridice e que Carlos é a Maria da narrativa que Suzy contara tendo como mote o tema dado por Gustavo Flávio. Segundo Suzy, Maria era casada com José. Os dois fizeram um pacto de amor: quem traísse o companheiro seria morto pelo outro. Maria, então, por ter atentado contra a vida do marido, disfarçara-se em Carlos. Após solucionado o caso, as personagens retornam ao Rio de Janeiro.
Guedes avisa a Gustavo Flávio que passará em sua casa. Na visita, Guedes comunica a Gustavo Flávio que o vigarista preso pelo crime da ricaça havia sido assassinado e que a vítima seguinte seria ele.
Gustavo Flávio, então, arma-se e aguarda o marido enganado. Nesse ínterim, o escritor apaga de seu computador os dados do arquivo para o romance que tentara escrever.
Eugênio Delamare consegue aprisioná-lo e corta suas bolsas escrotais. Durante a tortura, Guedes chega com policiais. Após o tiroteio, Guedes e Gustavo Flávio sobrevivem, os demais morrem.
Finalmente, Gustavo Flávio conta a Minolta quem é o verdadeiro assassino de Delfina. Quando Delfina descobrira que tinha leucemia, decidira que não acabaria da maneira suja, dolorosa e humilhante que a morte escolhera para ela. Resolvera matar-se. Mas a coragem lhe faltava. Convencera, então, Gustavo Flávio a fazer isso por ela. Confessando pormenorizadamente o crime, tenso, ele termina a narrativa dirigindo-se a Minolta.
Ë importante compreender o desdobramento da personagem protagonista para articular os episódios entre si. O fio narrativo, que corresponde ao fato transformador da vida de lvan, encontra-se na figura do sapo. Bufo, além disso, possui outro sentido: significa, segundo o dicionário do Aurélio, "ator ou personagem de comédia ou farsa encarregado de fazer rir o público com mímicas, esgares etc.-". Desde o início da narrativa, o narrador se denomina glutão, sátiro e atacado por satiríase. Sátiro, convém lembrar, é, na mitologia pagã, um semideus lúbrico habitante das florestas, e que tinha chifres curtos e pés e pernas de bode; no sentido figurado significa homem devasso, luxurioso, libidinoso. Satiríase, por sua vez, é um termo da área médica, que significa excitação sexual masculina mórbida. Pode-se fazer, portanto, uma relação entre o impulso de escrever e o impulso ou excitação sexual. A narrativa parece jorrar, em sua complexidade, como um jato em que as partes se articulam e apresentam o quadro fabular e suas personagens.
A temática de Bufo & Spallanzani é o próprio fazer literário, ou seja, é a história do nascimento de um romance que vai sendo contada.
O escrito Gustavo Flávio começa narrando um sonho que tivera com Tolstoi. Tolstoi, como sabem, é um grande escrito russo, autor de Guerra e Paz, de quem o narrador recebe a incumbência de escrever.
A alucinação envolve o tinteiro e a pena (metonímias do ato de escrever), que provocam no escritor a angústia de não conseguir repetir o gesto de molhar a pena no tinteiro tantas vezes quantas forem necessárias para encher páginas vazias. É a chave para entender o enredo do romance.
Talvez não seja adequado falar em romance, mas em memórias. E o próprio narrador que assim se manifesta: "As memórias, como estas que escrevo, também sofrem a sua maldição." (FONSECA, p. 181). Enquadra-se no gênero memorialista, portanto, a forma narrativa escolhida pelo narrador. O narrador escreve memórias de sua vida, lembrando os acontecimentos vividos por ele como lvan Canabrava e como Gustavo Flávio.
O narrador é Gustavo Flávio, pseudônimo de lvan Canabrava, que se escondera por ter praticado um crime e fugido  Manicômio Judiciário.
O escritor famoso Gustavo Flávio precisa entregar a seu editor o livro Bufo & Spallanzani, pelo qual até já recebera adiantado. Vê-se envolvido no assassinato de uma mulher rica e é interrogado pelo detetive Guedes. Por sugestão de Minolta, afasta-se da cidade e hospeda-se no Refúgio do Pico do Gavião. Novamente acontece um crime: uma hóspede é assassinada. Esses relatos compõem a trama do romance. No entanto, a principal trama reside no relato da vida de lvan Canabrava, a personagem-protagonista. lvan Canabrava é amante de Zilda, com quem mora. Tendo vinte anos, abandona seu cargo de professor primário para trabalhar numa companhia de seguros. Desconfiado de uma fraude de um cliente que morrera poucos meses após o contrato, lvan descobre no lixo do apartamento da viúva um sapo morto e um ramo de flores murchas. Descobre também que o sapo é da espécie Bufo marinus e as flores pertencem à planta Pyrethrum parthenium, da família das compostas. Associados, formam uma mistura que provoca o zumbinismo, estado em que ficam as pessoas sob a ação de tal substância. O estado cataléptico pode ser prolongado.

Com essas informações, lvan desvenda a fraude planejada pelo casal Estrucho, porém suas investigações e denúncias são abafadas. Supõe-se que o chefe de lvan seja cúmplice dos criminosos.
Com o intuito de desvendar o crime, lvan tenta abrir o túmulo para provar que não há cadáver enterrado, porém é surpreendido pelo coveiro. Assustado, lvan mata o coveiro. Fogem, ele e Minolta, mas é preso em casa. Vai para o Manicômio Judiciário.
Minolta e Siri facilitam a fuga de lvan. E assim que, refugiado com Minolta durante dez anos, transforma-se no escritor Gustavo Flávio. De volta à cidade, Gustavo Flávio tem vários casos de amor.
O último acontece com uma mulher rica, esposa de um herdeiro de família conceituada.
Essa mulher é assassinada, entrando na trama o detetive Guedes, que suspeita do escritor. Para escrever as memórias, o narrador reúne episódios de sua vida que justificam a história de sapos e homens. O sapo é o mote dado pelo escritor aos hóspedes do Refúgio que aceitam o desafio de escrever. Cada história tem cunho autobiográfico, embora o tema do sapo seja mantido.
No caso do romance Bufo & Spallanzani, o mote é a escritura de um romance cujo tema seja a relação entre sapos e homens. 
Aparentemente Bufo & Spallanzani; é um romance policial. Sob esse disfarce, Rubem Fonseca faz um pastiche do gênero policial, uma vez que descontrai o gênero fazendo uso dele mesmo. Mas, longe de ser apenas um romance policial, Rubem Fonseca nos apresenta uma narrativa complexa, inserida entre as melhores obras da narrativa contemporânea. Entre as características que sustentam esse raciocínio, pode ser citada a função metalingüística, através da qual o escritor reflete sobre seu ofício. Disso resulta o jogo em que ficção e realidade muitas vezes se contundem. No romance em questão, o narrador é escritor e precisa escrever um livro intitulado Bufo & Spallanzani. Ao final, Bufo & Spallanzani é o livro de memórias do escritor Gustavo Flávio. Ele não deve ser confundido como escritor Rubem Fonseca, O assassino desse peculiar romance policial não é o mordomo, mas o próprio narrador.


Comentários

Anônimo disse…
Que bula, hein? Sinceramente, é um sapo difícil de engolir (especialidade do finado Brizola).

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