Assassinato do português


Assassinato do português

Não, não é o assassinato do nosso amigo Magalhães, aquele das pizzas maravilhosas da André da Rocha, nem qualquer um de meus amigos que moram em Setúbal ou minha amiga de Guimarães. Todos são portugueses, nascidos em Portugal. Deus os livre de qualquer morte. 
O assassinato a que me refiro é o da língua portuguesa, que acontece cotidianamente por dois tipos de pessoas. Há aqueles que não tiveram a oportunidade de ir a escola ou que saíram muito cedo dela, não raro para trabalhar. Há os que moram no interior do interior onde a escola ainda não abunda, como diria meu querido e inesgotável Millôr. Esses escrevem nas placas de bares, de pequenas lojas, de barracas de praia "vende-ce rroupas uzadas...concertamos biscicletas,trocamos pesças velias por nova....proibida a entrada de bugres (bugs)....tapioca fazida na ora, queim não pediu, pida.....lanxes,  pasteu  de ciri, não estacione,sugeito a multa e guinxo...e por aí vai".
Não critico, não julgo, não condeno. 

E, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto...o outro tipo de assassino da língua portuguesa, o letrado, o que até se esforça para sofisticar o uso da fala e da escrita, esse eu considero o criminoso de  colarinho branco. Esse foi à escola e muitas vezes faz escola. Esse é letrado, graduado e pós-graduado. E diz: "quero comprimentar a todos....seje bem vindo.....fulano devia ter trago um pedaço de bolo pra mim....(trago?!?).....a tua ideia vem DE encontro a minha.....concorda comigo.....! Houveram muitas pessoas.....

Pessoas que por uma ou outra razão não puderam estudar e não tem o domínio da língua materna é uma coisa, mas pessoas que deveriam dar o exemplo pois estão na ponta do dito "conhecimento" é outra. Situações diferentes.

Uma sugestão ao segundo grupo: desligar a tv e ler um livro. É um bom começo. Com cedilha.

Comentários

Clau disse…
Ou frequentar botecos de português, em São Paulo, vendo os reclames de chachicha, paumito, x-burguer e ouvindo fregueses pedindo um pastéis, dois (ou mais) pastel ou, ainda, um sanduis, arroz ala grega e outras diversidades culinárias e gramaticais.
Clau.

Postagens mais visitadas